• Facebook Page: 141150569282013
  • Twitter: ifscchapeco

Guia de Cursos

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Home
Servidores do Câmpus Chapecó ministram oficinas de capacitação para taxistas, garçons e recepcionistas
Ter, 07 de Junho de 2016 14:02

O Câmpus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) é parceiro da Prefeitura Municipal de Chapecó em uma ação inédita na cidade: o projeto Desbravando Nosso Potencial Turístico.


As primeiras ações ocorrem nesta semana com a capacitação de três públicos fundamentais para receber os turistas na cidade: taxistas, garçons e recepcionistas de hotéis.


Os encontros abordam assuntos como qualidade no atendimento e o potencial turístico de Chapecó, e são conduzidos por professores e técnicos-administrativos do IFSC e também pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura.


Os taxistas foram divididos em três turmas e cada uma terá aulas durante seis horas, divididas em dois dias. O primeiro grupo iniciou ontem e continua na próxima segunda-feira, das 9h às 12h, no Eston Hotel.


A segunda turma teve aula nesta terça-feira e terá o próximo encontro no dia 14 de junho, das 18h às 21h. E o terceiro grupo terá aula amanhã e na próxima quarta-feira, das 13h às 16h. Ambos serão no Hotel Mogano Premium.


“Realizamos a primeira aula e ficamos muito satisfeitos. Inclusive voltei para o ponto de táxi e já divulguei para meus colegas que não foram e pedi para que eles participem”, comenta o taxista Luiz de Moraes.


Para Moraes, é importante que os taxistas saibam os eventos que estão sendo realizados ou que serão realizados em Chapecó. “Muitas vezes nós ficamos sabendo dos eventos só quando já estamos levando algum cliente. Mas é importante saber antes, nós podemos orientar, tirar dúvidas das pessoas que chegam”, afirma o taxista.


Além dos taxistas, o IFSC também auxilia na capacitação de garçons. A primeira oficina foi realizada hoje e a próxima será no dia 14 de junho, das 14h às 17h, no Restaurante Horizonte.


Por último, haverá oficinas com recepcionistas de hotéis, nos dias 20 e 22 de junho, das 9h às 12h e das 14h às 17h.


Conteúdo das oficinas


A professora do IFSC, Roberta Cajaseiras, afirma que as oficinas visam sensibilizar os profissionais para a importância da qualidade no atendimento aos clientes, o comportamento e a segurança no trânsito, além da divulgação da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro) – que será realizada em setembro – e ainda sobre o potencial turístico do município.


Sobre a qualidade no atendimento, Roberta explica que serão trabalhados aspectos como apresentação pessoal, concorrentes, conforto do cliente, cortesia e acessibilidade. Sendo que cada oficina será focada para o público específico: taxistas, recepcionistas e garçons.


Para os taxistas, também haverá oficinas sobre o Comportamento no Trânsito. O professor do IFSC Juares de Melo Vieira explica que vai abranger a direção defensiva e irá debater sobre as dificuldades do taxista em Chapecó, como condições das vias, semáforos, lombadas e rotatórias em excesso.


Outras entidades também se uniram à iniciativa: Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau, Sihbarsc (Sindicato dos Hotéis) e Sincavir (Sindicato dos Taxistas).

 

 

Fotos: Rafaela Menin/IFSC e Carol Bonamigo/Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau

 

Acesso Intranet

Usuário:
Senha:
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.