Aluna conduzirá a tocha das Olimpíadas em Chapecó
Qui, 12 de Maio de 2016 15:59

Leitora assídua, tanto de livros obrigatórios como de outras obras, a estudante do Câmpus Chapecó Luana Deboni não imaginou que este hábito daria a bagagem necessária para ela carregar a tocha que representa os Jogos Olímpicos que serão realizados este ano no Brasil.

A oportunidade surgiu no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), onde Luana cursa o Módulo V do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Como já participa todos os anos do Enem e de outras provas para testar o conhecimento aprendido em sala de aula, a aluna decidiu se inscrever também em um concurso de redação do Câmpus Chapecó.

“Me interessei pela proposta e também vi o concurso como uma oportunidade para testar meus conhecimentos, mesmo se eu não conseguisse o primeiro lugar. Seria mais uma forma de praticar as habilidades necessárias para escrever uma boa redação”, comenta.

Na hora do teste, Luana recebeu o tema geral para a escrita: O Brasil e os jogos olímpicos. Já no momento de escrever, a estudante se deteve ao assunto inclusão. “Por se tratar de um evento que atrai e reúne a participação de muitos atletas e pessoas de uma forma geral, e até mesmo pelo próprio símbolo das Olimpíadas, pareceu claro que eu deveria escrever sobre a inclusão social.”

A redação foi corrigida por três professores e a nota final 8,66 garantiu a Luana o primeiro lugar no concurso e a oportunidade de conduzir a tocha das Olimpíadas no dia 3 de julho.

É nesta data que o símbolo dos Jogos passa em Chapecó e será conduzido, por decisão do Ministério da Educação (MEC), por dois alunos de escolas públicas, um deles do Ensino Fundamental e outro do Ensino Médio – neste caso, a aluna do IFSC.

“Não imaginei que teria esta oportunidade e tantas outras que os estudantes do Instituto Federal possuem, justamente por estudarem em uma escola de qualidade como esta. São momentos como esse que me motivam a continuar estudando e buscando, através do conhecimento, um futuro melhor”, destaca a estudante.