Câmpus Chapecó garante primeira colocação em percentual de aprovações no vestibular da UFSC PDF Imprimir E-mail
Qui, 11 de Janeiro de 2018 11:15

Sete alunos do Câmpus Chapecó do IFSC foram aprovados no vestibular 2018 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ao todo, 30 se inscreveram para a prova, ou seja, 23,33% conseguiram o resultado positivo.

Com este percentual, o IFSC fica na primeira colocação em aprovações na UFSC na cidade, entre as escolas com mais de 10 inscritos. Neste ano, inclusive, os números melhoraram. Em 2017, foram cinco classificados de 13 inscritos, mas no ano passado, o IFSC ocupou a segunda posição em número de aprovados.

Neste ano, 28 escolas de Chapecó tiveram alunos inscritos no vestibular da UFSC. Além do Instituto Federal, que teve sete alunos aprovados, outras nove escolas conseguiram aprovar pelo menos um estudante. São quatro escolas públicas, contando o Instituto Federal, e seis instituições de ensino particulares. Acompanhe os resultados da UFSC neste link.

Entre as escolas públicas, o IFSC obteve o maior número de aprovados. Levando em consideração também as particulares, o Câmpus Chapecó obteve o melhor percentual e ficou em segundo lugar no número de aprovados.

Outros resultados

Na região Oeste, o Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC também obteve ótimos resultados: foram sete aprovados de 21 inscritos (33,33%), o que colocou o Instituto Federal como escola que mais aprovou no vestibular da UFSC pelo segundo ano consecutivo.

Em todo o Estado, os 22 câmpus do IFSC tiveram índice de aprovação de 31,46%. Do total de 906 inscritos que informaram ter concluído o ensino médio no Instituto Federal, 285 foram aprovados. Considerando apenas as unidades de ensino com pelo menos 20 inscritos no vestibular, os câmpus Jaraguá do Sul, Gaspar e Florianópolis do IFSC tiveram os três maiores percentuais de aprovados dentre todas as instituições do estado – públicas e privadas.

Conheça alguns aprovados na UFSC do Câmpus Chapecó do IFSC:

Letícia Stake, 18 anos, aprovada em Ciências Biológicas

Formada no Ensino Médio Técnico em Informática, além das aulas no IFSC, Letícia estudava mais quatro horas em casa. “Iniciei meus estudos em janeiro de 2017. Estudava em casa e assinei uma plataforma online pra me auxiliar, com exercícios, resumos e vídeo aulas. Preparava um cronograma para cada mês com os assuntos que iria estudar, os exercícios que iria fazer e também estudava para as matérias do IFSC”, conta.

Outro diferencial de Letícia foi estudar o que gostava, mas também as disciplinas que não gostava. “Eu tentava estudar todas as matérias durante a semana, sempre uma que eu gostava com outra que eu não gostava tanto, por exemplo: biologia e matemática. Aí eu assistia vídeo aula sobre o assunto que eu queria estudar, por exemplo, evolução de biologia e depois fazia um resumo sobre o assunto e resolvia exercícios.”

Além dos métodos de estudo, a aluna acredita que tenha sido aprovada pelo esforço e dedicação. “Muitas vezes eu tive vontade de desistir, porque estudar sozinha e sem cursinho se torna bem mais difícil. Senti muita preguiça, fiquei bastante desanimada, chorei muitas vezes, mas o apoio dos meus pais foi essencial pra que continuasse e hoje poder comemorar essa aprovação”, relata.

Ana Luiza Pedroso da Silva, 19 anos, aprovada em Jornalismo

Formada no Ensino Médio Técnico em Informática na metade de 2017. Passou em Letras em outra universidade federal, mas continou estudando e passou na UFSC. “Eu comecei a focar no vestibular logo depois que formei no IFSC, em julho. Primeiro eu assistia vídeo-aulas, mas tinha dificuldade em encontrar exercícios sobre o conteúdo específico que eu estava vendo, aí passei a fazer ao contrário: imprimi as provas antigas da UFSC e o conteúdo que eu não sabia ou não lembrava eu anotava no meu caderninho e depois ia pesquisar.”

Para se distrarir menos, ela decidiu estudar na biblioteca pública. “Eu ficava quatro horas fazendo exercícios lá e depois mais umas duas horas em casa vendo o que eu tinha anotado”, conta.

Daiane Mayer, aprovada em Cinema

Formada no Ensino Médio Técnico em Informática, Daiane conta que estudou mais para o ENEM e depois destas provas, focou especificamente no vestibular da UFSC. “Eu fazia muitas questões e lia sobre os conteúdos que não conhecia em casa e no IFSC. Também tivemos vários aulões com os professores depois da aula. Esses aulões ajudaram bastante, assim como todo o periodo que passei no IFSC.”

Além disso, Daiane acredita que fazendo questões você absorve muito mais coisa do que apenas lendo. “Conhecer bem as provas que você vai fazer também é um diferencial, e saber responder elas mesmo quando você não conhece bem o conteúdo também é importante, principalmente no vestibular da UFSC que usa somatório”.

Fernando Luis, 18 anos, aprovado em Engenharia de Energia

Formado no Ensino Médio Técnico em Informática, Fernando conta que estudava todas as manhãs. "Seguia um cronograma que eu mesmo fiz e estudei por meio de vídeos do YouTube. Então, acredito que a persistência e o apoio dos amigos e família me ajudaram muito a conseguir ser aprovado".

Ensino Médio no Câmpus Chapecó

O Câmpus Chapecó do IFSC faz parte da rede federal de ensino e oferece apenas cursos gratuitos. No Ensino Médio, são duas opções integradas a cursos técnicos. Em 2018, as inscrições para estes cursos iniciam no mês de abril.

Uma das opções é voltada para alunos em idade regular que fazem o Ensino Médio e o Técnico em Informática juntos. São oito semestres com aulas no turno vespertino.

A segunda opção é para alunos que não terminaram os estudos em idade regular e estudam o Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio (Proeja). As aulas são durante seis semestres à noite.

Também há opções de técnicos e graduação para formados no Ensino Médio.

Saiba mais sobre os cursos do Câmpus Chapecó do IFSC.

Rafaela Menin/Jornalista IFSC e Felipe Silva/Coordenadoria de Jornalismo