II Ciclo de Debates encerra com carta em defesa do Ensino Médio Integrado PDF Imprimir E-mail
Qua, 20 de Dezembro de 2017 14:09

O II Ciclo de Debates sobre o Currículo Integrado finalizou os debates com a publicação de uma carta em defesa do Ensino Médio Integrado. Os eventos, que ocorreram em três câmpus do IFSC, foram realizados pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo Integrado (GEPCI), por meio do edital Aproex 02/2017.

O Ciclo iniciou em São Miguel do Oeste, em 23 de novembro; seguiu para Xanxerê em 06 de dezembro; e foi encerrado em Chapecó no último dia 15, quando foi produzida a carta que afirma no primeiro parágrafo: “os participantes […] reafirmam o seu compromisso na defesa do Ensino Médio Integrado e manifestam preocupação com os rumos do Ensino Médio em nosso país e, em especial, nos Institutos Federais.” Leia na íntegra.

Ao final do documento, os participantes também deixam claro sua intenção “em contribuir com a construção de um modelo de Ensino Médio Integrado próprio do IFSC, que efetivamente integre teoria e prática, formação básica e formação técnica, criticidade e cidadania, solidariedade e participação ativa dos sujeitos que fazem o currículo integrado todos os dias”.

O coordenador do evento, professor do Câmpus Chapecó Adriano Larentes da Silva, acredita que de forma geral o Ciclo de Debates cumpriu os objetivos propostos e permitiu o diálogo, o encontro e a construção de novas perspectivas nos três câmpus em que foi realizado.

“Ficou latente nos debates a importância de ampliar o diálogo sobre o tema, bem como ficou evidenciado que há todo um trabalho sendo realizado no cotidiano de cada câmpus. Os estudantes presentes, inclusive, reconheceram o diferencial do trabalho do IFSC e destacaram as inúmeras potencialidades do trabalho com os projetos integradores e oficinas de integração no contexto do currículo integrado”, destaca o professor.

Apesar disso, continua ele, “após a reforma do ensino médio, há muitas dúvidas no IFSC sobre o futuro e sobre qual será o formato do Ensino Médio Integrado. Estas preocupações estão parcialmente expressas na Carta em Defesa do Ensino Médio Integrado, que foi lida e aprovada na última etapa em Chapecó”, relata.

A expectativa do Grupo de Estudos é de que o debate realizado na região Oeste possa ocorrer em todo o estado a partir do próximo ano, seja a partir de uma ação institucional chamada pela Pró-Reitoria de Ensino ou seja como uma nova ação de extensão, por meio do III Ciclo de Debates, encaminhado no último edital da Pró-Reitoria de Extensão.

Leia a carta na íntegra.

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC