Bikerama alia diversão, exercícios físicos e aprendizado PDF Imprimir E-mail
Seg, 04 de Setembro de 2017 11:45

Que tal fazer exercícios, se divertir e aprender ao mesmo tempo? Esta é a proposta da Bikerama, uma bicicleta acoplada a um autorama, que foi desenvolvida pelos alunos e professores do curso de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Chapecó do IFSC.

A diversão é um bônus que surge com o aprendizado gerado em sala de aula. O técnico de laboratório de Automação, Bruno Fonseca, explica que com a ajuda dos alunos, foi desenvolvido e acoplado à bicicleta um mecanismo que faz a energia mecânica transformar-se em energia elétrica e em seguida em energia mecânica novamente. “Em resumo, quando alguém começa a pedalar a bibicleta, esse mecanismo leva energia até o autorama e faz os carrinhos se moverem pela pista”, explica.

Bruno ainda comenta que a diversão fica por conta de uma tela de computador, que mostra o número de voltas e a velocidade que a pessoa está pedalando. “Além de tudo, é preciso atenção na hora de pedalar. Quando o carrinho está numa subida, é preciso pedalar mais. Já quando ele vai fazer uma curva, é necessário pedalar mais devagar e assim por diante”, conta.

O projeto Bikerama foi apresentado com a parceria de uma loja especializada em bicicletas, durante a Feira do Conhecimento e Cultura Jovem (Face), que ocorreu no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó, nos dias 31 de agosto e 01 e 02 de setembro.

A interação com os jovens foi o ponto chave do estande do IFSC durante a Face. “Queríamos mostrar para os adolescentes as diversas possibilidades que o estudo possibilita”, afirma a coordenadora de Relações Externas do câmpus, Nicole Picoli.

Além da Bikerama, o Câmpus Chapecó também apresentou para os jovens que passaram pela Feira do Conhecimento outros projetos desenvolvidos pelos alunos e professores do IFSC: a impressora 3D, a casa domótica, a colher antivibração, a garra robótica, e o robô dançarino.

“Com estes projetos conseguimos transmitir para a comunidade um pouco do conhecimento que aprendemos em sala de aula e ainda trocamos experiências”, afirmam os alunos de Engenharia de Controle e Automação, Maiza Fossatto, Wilson Cavalheiro e João Colussi.

Veja um vídeo da Bikerama.

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC