• Facebook Page: 141150569282013
  • Twitter: ifscchapeco

Guia de Cursos

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Home
Banner
Inicio
Câmpus Chapecó economiza com ligações telefônicas via VoIP

Pouco mais de um ano após implantar o sistema de voz sobre IP (VoIP) para ligações telefônicas, o Câmpus Chapecó economizou, somente com chamadas interurbanas, cerca de R$ 5,4 mil. Os dados foram apresentados pelo diretor de Tecnologias da Informação e da Comunicação do IFSC, Emerson Ribeiro de Mello, no Fórum RNP, evento realizado entre 2 e 4 de setembro, em Brasília. Em todo o instituto federal, a economia foi de R$ 13,6 mil.

 

O IFSC é cliente, desde o ano passado, do serviço fone@RNP, oferecido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). No Câmpus Chapecó, o serviço fone@RNP foi implantado em junho de 2013. Ele permite à instituição usar o método de voz sobre IP (VoIP) para ligações telefônicas convencionais, utilizando a rede de internet e barateando seu custo.

 

Leia mais...
 
Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo Integrado e Saberes Docentes

 

 

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo Integrado e Saberes Docentes, se reuniu nesta segunda-feira (15/09) com o professor Antonio Fernando Gouvêa da Silva da Universidade Federal de São Carlos-SP, para uma formação. Esta ação faz parte do projeto intitulado “O Currículo Integrado no Instituto Federal de Santa Catarina”, que o grupo está desenvolvendo através do Programa de Apoio ao Fortalecimento dos Grupos de Pesquisa do IFSC, edital nº 19/2014/PROPPI.

 
Aberta as Inscrições para o Curso de Operador de Torno CNC

Estão abertas as inscrições para o curso de qualificação profissional, Operador e programador de Torno CNC,  as aulas serão as sextas feiras das 19:30 as 22:30 e nos sábados das 8:00 as 12:00, com inicio previsto para 06/10, totalizando uma carga horaria de 70h.

As inscrições podem ser feitas pelo seguinte endereço:

 

Inscrições

 

 
Alunos do IFSC – Câmpus Chapecó conquistam medalhas na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da VIII Mostra Brasileira de Foguetes (MFOG).

Os alunos do curso de Ensino Médio Integrado em Informática do IFSC em Chapecó, Lucas Manassés Pinheiro de Souza e Beatriz Carla Koch foram medalhistas da edição 2014 do evento organizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A prova aconteceu no dia 16 de maio, simultaneamente em todo o Brasil, envolvendo escolas de ensino médio com conteúdos de astrofísica e astronomia.

Segundo o professor Alencar Migliavacca, "dentre os educandos da instituição alguns se destacaram pelo interesse em aprender mais sobre física e astronomia e foram incentivados à participação. O que se demonstrou com Lucas Manassés (18 anos, medalhista de ouro com 94% dta) e com Beatriz Carla Koch (16 anos, medalhista de bronze). Esta conquista foi resultado de muito esforço individual aliado ao incentivo e acompanhamento dos professores e das famílias.”, conclui.

Beatriz considera importante a participação dos alunos e na difusão do conhecimento: “Acredito que seja uma área muito interessante a se estudar, que abrange planetas, constelações, movimentos de rotação e translação, linha do horizonte, etc., o que estimula a buscar compreender o universo”.

Para Lucas, medalhista de ouro, “o aluno precisa aplicar os conhecimentos de Astronomia ao mundo real, que se traduz pelos problemas/e questões da Prova, utilizando sua bagagem matemática. Os cálculos eram bem extensos, mas divertidos de se fazer”. Ele está na última fase do curso e pretende seguir na graduação com o bacharelado em Física e depois se tornar pesquisador na área. Este ano visitou o acelerador de partículas da Universidade de São Paulo - USP, com orientação do professor Alencar Migliavacca, para direcionar seus estudos para a área.

 
<< Início < Anterior 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 Próximo > Fim >>

Acesso Intranet

Usuário:
Senha:
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.